Contagem vem brilhando no esporte já há algum tempo. Com atletas de ponta, a cidade vem conquistando espaço no cenário não apenas estadual, como também ganhado o mundo. Recentemente, o jovem Leandro Rodrigues, de 13 anos, chegou ao vice-campeonato mundial de taekwondo. O campeonato foi disputado no Rio de Janeiro e o Brasil foi destaque do Gymnasiade 2023, com 282 medalhas em 18 modalidades, mostrando que, em breve, uma safra importante de atletas terão capacidade de alçar voos ainda maiores.
Entre eles, o talentoso Leandro Rodrigues, que vive uma crescente de resultados. Em se tratando de um campeonato mundial, que envolveu 43 países na disputa, entre eles, Estados Unidos, China, México e Marrocos, por pouco não esteve no ponto mais alto do pódio.
Com uma trajetória de dedicação exemplar e paixão pelo taekwondo desde a infância, Leandro deu seus primeiros passos no mundo das artes marciais aos cinco anos, na Escola Mundo da Criança. Atualmente representa a E. M. Vasco Pinto da Fonseca. Sob a orientação de seu mestre e atual treinador, Glaudison Moura, o jovem atleta desenvolveu habilidades e um comprometimento admirável com seu treinamento.
Leandro recebeu a convocação para o mundial enquanto se preparava para o campeonato brasileiro, encontrando-se em duas situações completamente opostas. Para o brasileiro, ele precisava ganhar peso, já que sempre competiu na categoria até 33kg. No entanto, devido a uma nova regra, era necessário alcançar, no mínimo, 37kg. No entanto, para a disputa do mundial, foi preciso perder 4 kg em cinco dias.
O desafio aumentou quando, a menos de uma semana para o Campeonato Brasileiro, ele sofreu uma lesão no pé ao furar o calcanhar com um parafuso. Ou seja, além da questão do peso, tinha que se recuperar, a tempo, para competir nos dois campeonatos.
E isso acabou acontecendo. Ficou em quinto no brasileiro e, embarcou para o mundial na sequência e o treinamento foi intenso e os cuidados seguiram a mesma linha. “Em busca de soluções, entrei em contato com Pamela Oliveira, uma enfermeira pediátrica e estomaterapeuta aqui em Contagem. Sua expertise em laserterapia, conhecida por acelerar cicatrização, aliviar dores e reduzir inflamações, foi fundamental. Com dedicação e profissionalismo, ela cuidou do nosso atleta, superando todos os desafios para garantir sua participação nos campeonatos”, disse Cyntia Nunes, mãe de Leandro.
“Foi muito bom competir com a seleção. Apesar de todo o sacrifício para perder peso, o machucado no pé e estar longe da minha equipe, foi uma experiência muito boa e diferente. Subir no pódio com a bandeira do Brasil e receber a medalha de prata foi um momento inesquecível”, celebrou o atleta.
A vitória de Leandro é o resultado de anos de esforço incansável e dedicação ao taekwondo. Seu professor, Glaudison Moura, ressaltou a dedicação e as inúmeras horas de treinamento que o jovem atleta investiu no esporte: "Leandro é um exemplo de superação e compromisso. Ele demonstrou um desempenho excepcional ao longo do torneio e sua performance na final foi incrível".
Nos anos de 2017 e 2018, Leandro brilhou no Festival Mineiro conquistando o título de campeão. Sua trajetória de sucesso continuou no campeonato mineiro, onde sagrou-se campeão em 2018, 2022 e 2023, ficando em terceiro em 2019. No brasileiro de 2021, alcançou a terceira posição, enquanto na Copa do Brasil de 2022, subiu ao topo do pódio. Sua notável jornada também incluiu o vice-campeonato no Grand Slam de 2023, onde se destacou como reserva da seleção brasileira, além das vitórias consecutivas no campeonato sudeste de 2022 e 2023.